Tortuga 1667 Rules (Portuguese) – Unofficial

 

2 – 9 Jogadores

20 – 40 Minutos

 

Bem-Vindo a Tortuga!

Ano de 1667. Você é um pirata navegando pelas águas do Caribe. Um galeão espanhol se encontra nos arredores, e você convenceu seus companheiros de tripulação a trabalhar em equipe para saquear o tesouro que se encontra a bordo. O que você não falou é que pretende ficar com todo o fruto do roubo para si. Afinal, você ainda é leal à sua pátria e esse dinheiro vai te possibilitar comprar algum respeito quando voltar para casa. Alguns dos seus companheiros te disseram que compartilham da sua lealdade e que vão te ajudar, mandando os piratas gananciosos a bordo para a costa rochosa da ilha de Tortuga. Mas você viu alguns desses “amigos” carregando as pistolas e cochichando algo sobre um motim. Você sabe que não pode confiar em ninguém.

Vencendo o jogo

Quando a carta Spanish Armada (Armada Espanhola) for revelada, o grupo (francês ou britânico) que tiver mais baús de tesouro no porão, ganha. Para se obter o resultado final, os baús presentes nos porões dos dois navios e em Tortuga devem ser somados.

Em jogos com um número ímpar de jogadores, se os grupos estiverem empatados quando a carta Spanish Armada for revelada, o pirata com lealdade holandesa ganha.

Em jogos com um número par de jogadores, se os times estiverem empatados quando a carta Spanish Armada for revelada, veja “Critério de Desempate” na seção “Alguns Detalhes”.

Tortuga Board

Preparação do jogo

Use o número de cartas de lealdade de acordo com a tabela abaixo. Embaralhe e dê uma para cada jogador, com a face virada para baixo. Cada jogador, secretamente, confere sua lealdade e deixa a carta à sua frente, sempre com a face para baixo. Estas cartas não serão reveladas até o final do jogo.

# de Jogadores Britânicos Franceses Holandeses
4 2 2
5 2 2 1
6 3 3
7 3 3 1
8 4 4
9 4 4 1

 

Embaralhe as cartas de votação e distribua três para cada jogador. Secretamente, veja as cartas que recebeu. Você não deve revelar estas cartas, exceto quando for usá-las em uma votação durante o jogo (Ataques, Motins e Rixas são tipos de votação explicados mais à frente). Coloque as cartas de votação restantes em uma pilha, com a face virada para baixo, na mesa. Esta pilha será o Baralho de Votação.

Baralho de Eventos

Seis das cartas de evento estão marcadas com uma estrela. Escolha 3 destas para usar no jogo. Você pode selecioná-las de maneira aleatória, principalmente se essa for sua primeira partida. Remova as demais cartas de evento que possuam uma estrela e coloque-as de volta na caixa. Elas não serão utilizadas no jogo.

Separe a carta Spanish Armada. Embaralhe todas as outras cartas de evento (inclusive as 3 com estrelas que você escolheu anteriormente) e coloque-as em uma pilha, com a face virada para baixo. Compre 4 cartas desse baralho e embaralhe-as com a carta Spanish Armada. Finalmente, coloque estas 5 cartas no final do baralho de eventos. Se você fez todo o procedimento de maneira correta, Spanish Armada vai ser uma das 5 últimas cartas do baralho de evento a ser comprada durante o jogo.

Compre e coloque as primeiras 5 cartas do baralho de eventos em uma coluna, com a face para baixo, próximas ao tabuleiro.

Alocação dos Peões

Cada jogador deve escolher uma carta Brethren of the Coast e deixá-la a sua frente, virada para cima. Coloque todos os peões correspondentes às cartas dos jogadores no saquinho e remova do jogo os demais peões. Um dos jogadores deve retirar os peões, sem olhar, um de cada vez e colocá-los de maneira alternada nos navios (Flying Dutchman e Jolly Rogers), começando pela posição 1. Logo, o primeiro peão será o capitão (posição 1) do Flying Dutchman, o segundo será o capitão (posição 1) do Jolly Rogers, o terceiro será o Imediato (posição 2) do Flying Dutchman e etc. Se houver um número ímpar de jogadores, o último peão será colocado no final da linha do Flying Dutchman. O peão de cada jogador será aquele que corresponde à cor encontrada na carta Brethren of the Coast que se encontra à frente de cada um.

Os peões serão movidos ao longo do jogo. Sempre que um peão estiver no topo de um navio (posição 1), ele será o Capitão daquele navio. Sempre que um peão estiver em segundo na linha (posição 2), ele será o Imediato. Sempre que um peão estiver no fim da linha, ou seja, na última posição ocupada por alguém no navio independente do número de peões presentes, ele será o Garoto da Cabine. Ao longo do jogo, é possível ser o Capitão e o Garoto da Cabine ou então o Imediato e o Garoto da Cabine, simultaneamente. Nunca pode haver mais de cinco peões em um mesmo navio. Se você estiver na frente da linha (posição 1) na ilha de Tortuga, você é o Governador de Tortuga.

Alocação dos Tesouros

Coloque 4 baús de tesouro no galeão espanhol. Em seguida, coloque outros 2 baús em Tortuga, mas deixe-os fora dos porões presentes na ilha. Dê 1 baú para cada capitão. Primeiro, o capitão do Jolly Rogers escolhe um dos porões do navio para colocar o baú. Depois, o capitão do Flying Dutchman faz o mesmo.

Durante o jogo, baús são adicionados aos porões. Não há limite para o número de baús que podem ser guardado em um porão. Caso seja necessário, empilhe-os uns sobre os outros.

Tortuga4

Como Jogar

O capitão do Jolly Rogers joga primeiro, com a rodada prosseguindo no sentido horário. No seu turno, você deve fazer uma das ações listadas abaixo. Você deve dizer qual ação você escolheu antes de executá-la. Os jogadores só podem fazer uma ação por turno, mas se você é o Capitão, o Imediato, o Garoto da Cabine ou o Governador de Tortuga você tem o direito de escolher uma ação dentre as listadas para todos os jogadores ou uma específica da posição que ocupa.

Ações Disponíveis para Todos os Jogadores

  • Olhe 2 cartas de evento: O jogador que fez a ação olha 2 das 5 cartas de evento na mesa. Após olhá-las, deixe-as na mesma posição, mantendo suas faces viradas para baixo.
  • Revele 1 carta de evento: Revele 1 das 5 cartas de evento para todos os jogadores e resolva as consequências listadas na carta. Substitua a carta revelada pela carta que se encontra no topo do baralho de eventos, colocando-a na mesa com a face para baixo.
  • Escolha 2 cartas de evento. Faça outro jogador escolher 1 delas para revelar: O jogador escolhe 2 cartas e faz com que um segundo jogador escolha 1 delas, revelando a carta escolhida e resolvendo suas consequências. A carta que não foi escolhida fica na mesma posição e não é revelada. Substitua a carta que foi revelada pela carta que se encontra no topo do baralho de eventos, colocando-a na mesa com a face para baixo.
  • Move seu peão do/para o bote: O jogador pode mover seu peão de um dos navios para o bote mais próximo ou então da ilha de Tortuga para um dos botes. A movimentação também pode ser realizada do bote para o final da linha em Tortuga ou para o final da linha em um dos navios.

Ações Disponíveis para Capitães

  • Iniciar um ataque: Ataques bem sucedidos permitem que você pegue um baú de tesouro do galeão. Se o galeão estiver vazio, o ataque bem sucedido permite que você pegue um baú do outro navio pirata. Veja a seção “Cartas de Votação” adiante para maiores detalhes.
  • Ilhar um membro da tripulação: Envie um peão presente no navio para a ilha de Tortuga.

Ação Disponível para Imediatos

  • Incitar um motim: Motins bem sucedidos fazem com que o capitão seja enviado à ilha de Tortuga. Veja a seção “Cartas de Votação” adiante para maiores detalhes.

Ação Disponível para Garotos de Cabine

  • Mover um tesouro: Troque um baú de tesouro presente no seu navio de porão. A troca pode ser feita enviando um baú do porão britânico para o porão francês ou vice-versa.

Ação Disponível para o Governador de Tortuga

  • Iniciar uma rixa: Ao iniciar uma rixa, o governador pode mover os dois baús de tesouro em Tortuga para um ou os dois porões da ilha. Veja a seção “Cartas de Votação” adiante para maiores detalhes.

Assim que o baralho de eventos acabar e as únicas cartas de evento ainda disponíveis forem as cinco presentes na mesa, cartas reveladas não poderão mais ser substituídas. Jogue até que a carta Spanish Armada (Armada Espanhola) seja revelada e, assim que isso acontecer, o jogo termina imediatamente. Se Spanish Armada for a única carta sobrando, os jogadores não poderão usar ações que envolvam a visualização de cartas ou que obriguem outros jogadores a revelarem cartas.

Sendo Ilhado e Tortuga

Durante o jogo, seu peão pode ser ilhado em Tortuga. Se você estiver em um navio e for enviado à Tortuga, seu peão é colocado no final da linha na ilha. Os peões que estavam posicionados atrás do seu, são deslocados para frente para preencher o espaço que ficou vago. Por exemplo, se o capitão for ilhado, o Imediato deve ser deslocado para a posição 1 e virar capitão, e assim sucessivamente. Se todos os peões de um navio forem ilhados em Tortuga, o tesouro que se encontra no navio deve permanecer lá, mas continua contando para a soma total de um dos grupos (francês ou britânico). Se um jogador abordar um navio vazio, vira automaticamente o capitão.

Enquanto estiver em Tortuga, você pode continuar jogando e realizando ações normalmente. Se tiverem mais de seis jogadores em Tortuga, continue posicionando os peões que chegarem à ilha ao final da linha, mesmo que não haja mais círculos com numeração disponíveis.

Se você já estiver em Tortuga e for ilhado novamente, seu peão é colocado no final da linha em Tortuga e os peões que estavam posicionados atrás são movidos para frente. Você também deve escolher uma das suas cartas de votação e colocá-la no final do baralho correspondente. A partir desse momento, você deve jogar com uma carta a menos de votação até o fim do jogo. Sempre que um jogador for ilhado quando já estiver em Tortuga, ele deve perder uma de suas cartas de votação.

Botes

Mover para um bote custa uma ação. Logo, são necessárias duas ações para ir de Tortuga até um navio ou vice-versa, já que você deve gastar uma ação para mover para um bote e uma segunda ação para chegar ao navio ou à Tortuga. Se um peão já estiver no bote, ninguém pode usar uma ação para mover até este bote, já que apenas um peão pode ocupar cada espaço em um mesmo momento. Se o seu peão estiver em um bote, você não participa de votações. Você pode ficar em um bote e realizar outras ações (como ver e revelar cartas de evento) a fim de bloquear a movimentação de outros jogadores. Se você for ilhado enquanto estiver em um bote, você deve colocar seu peão no final da linha em Tortuga.

 

Cartas de Votação

Ataque

O capitão de um navio pode iniciar um ataque como uma ação, mesmo que seja o único jogador presente no navio. Todos os jogadores com peões no navio colocam uma carta de votação no centro da mesa, sem revelá-la. Além disso, uma carta extra de votação do baralho também é adicionada às cartas dos jogadores. Finalmente, embaralhe e revele as cartas.

Apenas a parte superior da carta de votação deve ser considerada em um ataque, e essa pode conter canhões, tochas ou água. Cada água cancela uma tocha. Se as cartas mostrarem pelo menos um canhão e uma tocha “bem-sucedida” (uma tocha não cancelada por uma água), o capitão pode pegar um baú do galeão espanhol e colocá-lo em qualquer um dos porões do próprio navio. Se o galeão não tiver mais nenhum baú, o capitão pode pegar um baú do outro navio (Flying Dutchman ou Jolly Rogers) e colocá-lo em qualquer um dos porões do próprio navio.

Exemplo: Se dois canhões, uma tocha e uma água forem revelados, o ataque será considerado mal-sucedido, já que a água vai cancelar a única tocha e não sobrará nenhuma tocha “bem-sucedida”.

Exemplo: Se um canhão, duas tochas e uma água forem revelados, o ataque será considerado bem-sucedido, já que há pelo menos um canhão e uma tocha não cancelada.

Exemplo: Se dois canhões e duas tochas são revelados, o ataque será considerado bem-sucedido, mas o capitão que executou a ação continua pegando apenas um baú.

Misture e coloque todas as cartas de votação utilizadas no final do baralho correspondente. Os jogadores que participaram na votação compram uma nova carta do baralho de Votação.

Motim

Como uma ação, o Imediato de um navio pode incitar um motim. Todos os jogadores presentes no navio, exceto o capitão, colocam uma carta de votação no centro da mesa, sem revelá-la. Além disso, uma carta extra de votação do baralho também é adicionada às cartas dos jogadores. Embaralhe e revele as cartas.

Apenas a parte inferior da carta deve ser considerada em um motim, e essa pode conter caveiras ou timões. Se a maioria das cartas reveladas apresentarem mais caveiras que timões, o motim é bem-sucedido e o capitão é enviado à ilha de Tortuga. Caso contrário, o capitão ainda goza do apoio da tripulação e nada acontece.

Misture e coloque todas as cartas de votação utilizadas no final do baralho correspondente. Os jogadores que participaram na votação compram uma nova carta do baralho de Votação.

Rixa

O Governador de Tortuga pode iniciar uma rixa como uma ação, mesmo que seja o único jogador na ilha. Todos os jogadores com peões em Tortuga colocam uma carta de votação no centro da mesa, sem revelá-la. Além disso, uma carta extra de votação do baralho também é adicionada às cartas dos jogadores. Embaralhe e revele as cartas.

Apenas a parte intermediária da carta deve ser considerada em uma briga, e essa pode conter bandeiras britânicas ou francesas. Depois de reveladas as cartas, os tesouros presentes em Tortuga devem ser colocados no porão da nação cuja bandeira apareceu mais. Por exemplo, se mais bandeiras francesas forem reveladas, os baús em Tortuga devem ser movidos para o porão com a bandeira francesa. Se houver um empate, coloque um baú de tesouro em cada porão. Os dois baús em Tortuga sempre ficam na ilha, mas eles podem ser movidos para qualquer um dos porões em rixas futuras.

Misture e coloque todas as cartas de votação utilizadas no final do baralho correspondente. Os jogadores que participaram na votação compram uma nova carta do baralho de Votação.

Com as informações acima, você já pode jogar. Lembre-se, quando a carta Spanish Armada for revelada, o grupo com mais tesouros ganha o jogo. Abaixo, encontram-se mais informações acerca de cartas de evento, esclarecimentos de regras e dicas. Se você desejar, pode começar a jogar, consultando as seções seguintes apenas quando necessário. Lembre-se que algumas cartas de evento podem fazer com que você seja abandonado em Tortuga. Logo, tome cuidado.  

Cartas de Evento

Nas descrições abaixo, a expressão “qualquer jogador” inclui o jogador que está fazendo a ação, enquanto a expressão “outro jogador” não inclui o jogador que está fazendo a ação. Todas as resoluções descritas na carta revelada são mandatórias.

Cartas de Ajuda (6)

Pistol (Pistola) (2): O jogador que revelar esta carta pode apontar a pistola para qualquer jogador, que por sua vez será ilhado.

Letter of Marque (Carta de Corso) (4): O jogador que revelar esta carta pode executar uma das ações a seguir:

  1. Envie qualquer jogador de Tortuga ou de um dos botes para o fim da linha em qualquer um dos navios;
  2. Compre uma carta de votação. Depois, coloque uma das cartas de votação da sua mão no topo do baralho de votação. Lembre-se que a carta que você colocar no topo do baralho será incluída na próxima votação.

Cartas de Dano (6)

Black Spot (Mancha Negra) (3): O jogador que revelar esta carta é imediatamente ilhado.

Albatross (Albatroz) (3): O jogador que revelar esta carta a mantêm, com a face virada para cima, na sua frente até o final do jogo. Se a qualquer momento, duas destas cartas estiverem em poder de um ou mais jogadores presentes em um mesmo navio, todos os jogadores deste navio são ilhados. Exemplo: o Imediato tem um Albatross à sua frente. Se outro jogador presente no mesmo navio deste Imediato (ou o próprio) revelar outra carta de Albatross, todos os jogadores do navio (inclusive aqueles que não têm nenhuma carta do tipo à sua frente) são enviados para Tortuga. Se você tem em seu poder duas cartas de Albatross e entrar em um navio, todos os jogadores presentes neste navio, incluindo você, são enviados para Tortuga imediatamente. Você se torna, basicamente, uma bomba ambulante. As cartas Albatross não têm nenhum efeito em Tortuga. Se mais de um jogador for enviado à Tortuga simultaneamente devido ao efeito desta carta, o posicionamento dos peões na ilha será o inverso ao do navio (o Garoto da Cabine pegaria o primeiro lugar vago, o Capitão pegaria o último e etc).

Treasure Maps (Mapas de Tesouro) (3):

O jogador que revelar esta carta deve entregá-la a outro jogador. Este segundo jogador (agora, o dono da carta) pode usá-la a qualquer momento. Para usá-la, não é necessário esperar o dono da carta não precisa esperar o próprio turno e usar esta carta também não conta como uma ação. Um mesmo jogador pode ter mais de uma carta deste tipo ao mesmo tempo.

Fountain of Youth (Fonte da Juventude) (1): O jogador pode escolher não ser ilhado após revelar uma carta do tipo Black Spot, após receber um tiro (carta Pistol) ou ser ilhado pela ação de um Capitão. Se esta carta for utilizada para evitar ser ilhado pelo Capitão, ela conta como uma ação do próprio Capitão e o turno deste termina. Descarte esta carta após usá-la.

Atlantis (1): A qualquer momento, o jogador que possui esta carta pode mover-se de um navio para o fim da linha do outro navio. Esta carta não pode ser utilizada para mover de Tortuga ou de um bote para um dos navios. Se um ataque ou motim for iniciado no outro navio, o jogador que possuir esta carta pode usá-la imediatamente. Este jogador será então posicionado ao final de linha deste navio e participará na votação. Se um Capitão usar uma ação para ilhar o jogador que possui esta carta, este jogador pode usar Atlantis e mover para o outro navio. Neste caso, o Capitão ainda teria o direito de fazer uma ação. Descarte esta carta após usá-la.

El Dorado (1): O dono da carta, imediatamente, compra uma carta de votação do baralho. Em uma votação futura, este jogador pode jogar duas cartas de votação, ao invés de apenas uma. O jogador que receber esta carta (incluindo aqueles jogadores que estiverem perdendo cartas de votação por serem ilhados quando já estiverem em Tortuga) pode manter El Dorado e não usar sua habilidade com o objetivo de manter mais cartas de votação na mão. Descarte esta carta após usar duas cartas em uma mesma votação.

Cartas com Estrelas (Adicione 3 em cada jogo)

Black Powder (Pólvora Negra): O jogador que revelar esta carta coloca o token de explosão em qualquer um dos botes. O bote escolhido não poderá mais ser utilizado até o final do jogo. O jogador que estiver no bote no momento em que o token de explosão for colocado, é automaticamente ilhado em Tortuga. Os jogadores que estiverem em Tortuga não poderão mais usar este bote para chegar ao navio adjacente.

Cabin Fever (Febre de Cabine): O jogador que revelar esta carta escolhe um segundo jogador. As cartas de lealdade de ambos são embaralhadas e cada um recebe de volta uma carta. Cada um olha a sua nova carta de lealdade.

Crow’s Nest (Ninho do Corvo): O jogador que revelar esta carta escolhe outro jogador, que deve colocar todas as cartas de votação de volta no baralho. Depois, o jogador que revelou esta carta escolhe e devolve ao jogador o mesmo número de cartas que foram perdidas por ele no primeiro momento. Embaralhe o baralho de votação ao terminar esta ação.

Facade (Fachada): O jogador que revelar esta carta troca seu peão de posição com o jogador que estiver à sua direita.

Eight Bells (Oito Sinos): Todos os peões presentes no mesmo navio ou na ilha do jogador que tiver revelado esta carta, são colocados no saquinho e devolvidos, um a um, ao mesmo lugar (navio ou ilha) de onde foram retirados. O primeiro peão ocupará a posição 1, o segundo ficará na posição 2, etc.

Pirate Code (Código de Pirata): O jogador que revelar esta carta a mantêm à sua frente e não poderá participar das próximas duas votações (Ataque, Motim ou Rixa) das quais normalmente faria parte. O jogador ainda pode iniciar uma votação, caso esteja em posição para tal. Se nesse caso, o jogador com a carta for o único com direito a voto, uma carta de votação do baralho é adicionada normalmente. Vire a Pirate Code de lado após não participar da primeira votação e descarte-a após a segunda votação.

Scurvy (Escorbuto): O jogador que revelar esta carta e todos os demais presentes no mesmo navio ou ilha, perdem o próximo turno. Os jogadores perdem um turno mesmo que sejam movidos para um lugar diferente antes de chegar sua vez de jogar. Os jogadores que perderem sua vez ainda poderão participar de votações iniciadas por outros jogadores.

Stormy Seas (Mares Revoltos): Todo o tesouro presente no mesmo lugar do jogador que revelou esta carta deve ser movido para o galeão espanhol (se o jogador estiver em um navio) ou para fora dos porões (se o jogador estiver em Tortuga). Lembre-se, o Capitão de um navio não pode atacar o outro navio se houver, pelo menos, um baú no galeão espanhol.

Fim do Jogo (1):

Spanish Armada (Armada Espanhola) (1): O jogo termina quando Spanish Armada for revelada. Consulte a seção “Vencendo o Jogo” no início das regras para determinar o grupo vencedor.

Tortuga1

Alguns Detalhes

Andamento Geral do Jogo

Os jogadores podem olhar a pilha de descartes. Um jogador pode usar caneta e papel ou qualquer dispositivo eletrônico para anotar a posição das cartas de evento já reveladas (Tortuga 1667 não é um jogo de memória!). Ao mesmo tempo em que é permitido discutir informações abertamente com outros jogadores, compartilhar anotações ou sussurrar para outro jogador, é proibido. Quando um jogador declara que vai executar determinada ação, cartas de evento são reveladas, uma carta de votação é jogada, ou um peão é movido, não é permitido voltar a jogada (a não ser que alguma regra definida pelos próprios jogadores diga o contrário).

Se membros do seu grupo normalmente demoram para jogar, use algo para cronometrar 30 segundos. Se um jogador não fizer a ação ao final deste tempo, ele deve ver duas cartas de evento como uma ação, imediatamente. Se um jogador for forçado a revelar uma carta, ele tem 30 segundos para escolher qual será revelada. Se ao final deste tempo, ele não conseguir decidir, o jogador que fez a ação obrigando o outro a revelar uma carta, decide.

Dicas e Truques

Este jogo gira em torno de conhecimento e comunicação. Se você confia em alguém que diz que está no seu grupo, compartilhe estratégias e informações sempre que julgar oportuno. Se você não confia em determinado jogador, use a informação que possui sobre cartas de evento e estratégias para enganá-lo.

A não ser que esteja desesperado, não é sábio revelar cartas de evento aleatoriamente. Metade das cartas de evento pode prejudicar consideravelmente seu grupo. Normalmente, será interessante olhar as cartas de evento antes de revelá-las ou confiar nas informações fornecidas por alguém que você confia. Saber onde estão as cartas de dano, irá te permitir forçar seus inimigos a revelá-las e sofrer as consequências.

No baralho de Votação, há 30% de canhões, 30% de água e 40% de tochas. Se você estiver sozinho no seu navio e jogar um canhão em um ataque, você terá 40% de chance (no baralho inicial) de ser bem-sucedido ao conseguir uma tocha. Se estiver atacando com mais pessoas, você pode colaborar ou enganar os demais ao combinar quem vai jogar canhão, tocha, etc. Uma parte importante deste jogo é administrar suas cartas de votação de forma que você não seja obrigado a jogar cartas que irão funcionar contra sua estratégia.

Critério de Desempate

Se um jogo com um número par de jogadores estiver empatado quando Spanish Armada for revelada, remova esta carta do jogo e embaralhe todas as cartas de evento descartadas ou não utilizadas (inclusive as cinco que se encontram na mesa) e faça um novo Baralho de Eventos. Coloque cinco novas cartas de evento com a face virada para baixo na mesa e continue jogando de onde parou. Os jogadores devem ficar com cartas que estejam à sua frente, como Albatross ou Treasure Map. O primeiro grupo que ficar na liderança, ganha o jogo.

Preparação do Jogo Avançada Opcional

Durante a fase de preparação do jogo, coloque 4 baús de tesouro no galeão espanhol, 2 fora dos porões em Tortuga, 1 no porão adjacente à bandeira britânica no Flying Dutchman e 1 no porão adjacente à bandeira francesa no Jolly Rogers. Após distribuir as cartas de lealdade, comece a colocar os peões aleatoriamente. Cada jogador pode escolher o navio e posição que quiser quando seu peão for sorteado. Os jogadores também podem escolher começar em Tortuga. Não é necessário que haja um mesmo número de peões em cada navio. Depois que todos os peões forem colocados, o peão que ocupar o menor número em cada navio é o capitão e não se esqueça de rearranjar os peões de acordo para que não haja nenhum espaço vago entre eles.

Os jogadores também podem escolher usar mais de 3 cartas com estrelas, criando um jogo levemente mais demorado, caótico e estratégico.